WhatsApp Image 2024 03 22 at 14.19.54

ASSEJUS no Senado Federal: entidade apresentou pleitos cruciais dos servidores da Justiça do DF em reunião com assessores do gabinete da senadora Damares Alves

Polícia Judicial, aposentados, PEC que garante representação do TJDFT no CNJ e aposentadoria especial para servidores com deficiência foram algumas das pautas

A Diretoria da Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (ASSEJUS) promoveu uma reunião estratégica nesta quinta-feira (21/3) com os assessores da senadora Damares Alves (Republicanos/DF), Natália Montechi e Arthur Casemiro, com o objetivo de abordar uma série de pautas cruciais para a categoria e para o aprimoramento das atividades dos servidores da Justiça do DF.

O encontro, que contou com a presença do presidente da ASSEJUS, Fernando Freitas, e do diretor de Administração e coordenador do Núcleo de Inclusão, Acessibilidade e Diversidade da entidade, Alan Coelho, foi marcado pela apresentação detalhada de diversas demandas e projetos de significativa relevância para a comunidade judiciária.

Em meio aos pleitos, Fernando Freitas solicitou apoio às Propostas de Emendas à Constituição (PECs) 6/2024 e 555/2006, que visam a extinção da contribuição previdenciária dos servidores públicos aposentados e pensionistas, ressaltando a importância dessa medida para a estabilidade financeira e qualidade de vida dos servidores após a aposentadoria.

O diretor de Administração, Alan Coelho, destacou a necessidade do respaldo à PEC 133/2019, que propõe a possibilidade de os estados, o Distrito Federal e os municípios adotarem em seus regimes próprios de previdência social as mesmas regras aplicáveis ao regime próprio da União, com um enfoque especial no tratamento dos servidores com deficiência, garantindo-lhes condições dignas e equitativas.

O presidente da ASSEJUS enfatizou a importância do apoio ao Projeto de Lei (PL) 2447/2022, que trata das carreiras dos servidores do Poder Judiciário da União (PJU), visando aprimorar as condições de trabalho e valorizar o desempenho dos profissionais que atuam nesse segmento, além da mudança da nomenclatura, bem como a possibilidade de acumulação de funções comissionadas com o recebimento da Gratificação.

Outra pauta relevante abordada durante a reunião foi o projeto que propõe alterações no Estatuto do Desarmamento, com o objetivo principal de conceder aos policiais judiciais e aos policiais do Ministério Público da União, o direito ao porte/posse integral de arma de fogo, garantindo assim maior segurança no exercício de suas funções e a eficácia de suas atividades de proteção à sociedade.

No que diz respeito ao projeto que confere validade permanente ao laudo de diagnóstico de transtorno de espectro autista – PL 3.749/2020, atualmente em análise na Câmara Federal, os dirigentes da ASSEJUS também reforçaram o pedido de apoio da senadora, ressaltando a importância desse projeto para garantir o acesso a direitos e recursos necessários às pessoas com autismo.

A ASSEJUS pediu que a senadora conversasse com os líderes partidários na Câmara para dar prioridade nessas demandas.

Além dessas demandas, foram discutidos temas como a inclusão da deficiência auditiva na isenção do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e a proposição de isenções fiscais para autistas e oficiais de justiça, demonstrando a preocupação da ASSEJUS com a equidade e inclusão de todos os segmentos na sociedade.

Também foi apresentado para o gabinete da senadora, pedido de apoio ao projeto que concede isenção de IPVA aos oficiais de justiça do Distrito Federal. Para Freitas, a medida além de dar efetividade e garantida no sistema de justiça é também necessária para valorização desses profissionais.

Durante a reunião, foi abordada também a PEC 20/2023, que busca alterar o artigo 103-B da Constituição Federal para incluir o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) na composição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Essa medida é vista como fundamental para fortalecer a representatividade da Justiça do DF e reconhecer o alto padrão de eficiência e produtividade do TJDFT no contexto nacional.

Por fim, a ASSEJUS solicitou o apoio ao Projeto de Lei (PL) 1803, que propõe adequar a eleição do foro conforme o domicílio das partes, evitando práticas que prejudiquem o funcionamento eficiente do TJDFT e garantindo uma distribuição mais equitativa das demandas judiciais.

Em resumo, a reunião foi marcada por uma ampla e detalhada discussão sobre as demandas e necessidades dos servidores da Justiça do Distrito Federal, demonstrando o compromisso da ASSEJUS em buscar soluções e melhorias que beneficiem toda a comunidade judiciária.

A ASSEJUS reiterou seu compromisso com seus filiados, garantindo uma agenda permanente de diálogo junto às Administrações do Tribunal, autoridades do Executivo e também líderes do parlamento, sempre buscando a melhoria da qualidade de vida dos servidores da PJU e MPU, bem como a ampliação de seus direitos.

De acordo com o presidente da entidade, Fernando Freitas, “a ASSEJUS e seus representantes estão empenhados em continuar trabalhando em prol dos interesses e direitos dos servidores da Justiça do DF, buscando sempre fortalecer a representatividade e a qualidade de vida desses profissionais. Por isso, estamos empenhados no diálogo com os poderes”.

Assista ao vídeo da reunião entre a ASSEJUS e os assessores da senadora Damares Alves:

WhatsApp Image 2024 03 22 at 14.19.54 1

Ainda não é filiado à ASSEJUS?

Filie-se à entidade e tenha a maior rede de cobertura jurídica e de benefícios para servidores públicos.

Para formalizar sua filiação, basta procurar o setor de Cadastro da entidade no WhatsApp (61) 99968-7308 – opção 3, por e-mail: cadastro@assejus.org.br ou pelo telefone (61) 3103-7550.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na ASSEJUS? Faça seu cadastro no “ASSEJUS Notícias”.

Receba as principais notícias diretamente no seu celular: salve o número (61) 99868-8291 e envie um “olá” para confirmar.

Acompanhe também nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/assejus_bsb

Tiktok: https://www.tiktok.com/@assejus

Facebook: https://www.facebook.com/Assejus

YouTube: https://www.youtube.com/Assejusdfoficial

Twitter: https://twitter.com/assejus_df

Flickr: https://www.flickr.com/photos/assejusdf

WhatsApp (ASSEJUS Notícias): https://whatsapp.com/channel/0029VaJ2cYGJf05cNq4mEH0n

Rolar para cima