PJU PIXABAY

Assejus saúda Fenajufe pela criação do Fórum Permanente da Carreira

A Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus) encaminhou expediente a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário e do Ministério Público da União (Fenajufe) saudando aquela entidade pela criação do Fórum de Discussão Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do Poder Judiciário da União. O fórum foi proposto por ela e se tornou reivindicação atendida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nesta quinta (30/07).

Essa instância institucional funcionará como espaço permanente de discussão das questões que envolvem as carreiras do PJU (Poder Judiciário da União). O pedido de instalação foi reforçado pela Fenajufe em junho deste ano.

A Assejus entende a criação do Fórum como uma conquista de servidores e servidoras do PJU, na medida em que nele os problemas que evolvem as carreiras, a exemplo do desvio de função, da definição clara das atividades e das melhorias remuneratórias, poderão ser discutidos em busca de soluções, avalia o presidente da Diretoria Executiva da Assejus, Juno Rego.

Já para o Diretor de Administração da Assejus, Fernando Freitas, que também compõem a Diretoria Executiva da Fenajufe e esteve no encontro dessa quinta, a criação do Fórum pelo CNJ, apesar de demorada, não é tardia, pois a conjuntura tem sido de constantes ataques aos servidores públicos e as carreiras do PJU precisam ser permanentemente fortalecidas e preservadas, haja vista a profunda mudança nas relações de trabalho nos últimos tempos.

Para Freitas, a implantação do Processo Judicial eletrônico, do teletrabalho, da inteligência artificial; a democratização das gestões dos tribunais, o adoecimento laboral, entre outros temas, deverão estar na pauta permanente do fórum criado, com vistas à melhoria das condições de trabalho.

A Portaria nº 119/2020 do CNJ atende a uma solicitação da Fenajufe está publicada nesta sexta (31/07), prevendo que o fórum será composto por um representante de cada órgão do PJU (Supremo Tribunal Federal – STF), Conselho Nacional de Justiça – CNJ), Superior Tribunal de Justiça – STJ), Tribunal Superior do Trabalho – TST), Tribunal Superior Eleitoral – TSE, Superior Tribunal Militar – STM, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT), além de seis representantes da federação, assegurada a representação de cada região do país.

Foto: Pixabay

Rolar para cima