WhatsApp Image 2020 11 13 at 15.11.54

14 de novembro é o Dia Nacional da Alfabetização

No próximo sábado, 14 de novembro, é celebrado o Dia Nacional da Alfabetização. Dada a relevância da alfabetização para a formação de uma nação, a Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus) chama a atenção para a data, que visa a conscientizar a população sobre a importância da implantação de melhores condições de ensino e aprendizagem, além da necessidade de se combater um problema grave existente em nosso país, o analfabetismo.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) 2019, apontam que a taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais foi estimada em 6,6%, ou seja, 11 milhões de analfabetos. Além disso, a taxa de analfabetismo para as pessoas pretas ou pardas (8,9%), foi mais que o dobro da observada entre as pessoas brancas (3,6%).

Tais dados também demonstram que fatores sociais estão relacionados as taxas de analfabetismo no Brasil e por isso, a Assejus defende políticas públicas eficientes e que contemplem homens, mulheres e crianças inseridos na população mais vulnerável do país. A entidade também reforça a necessidade não só em garantir, mas em ampliar os investimentos públicos em educação, pois ela cumpre papel fundamental para a redução da desigualdade social e para facilitar o acesso aos direitos fundamentais do povo.

A Assejus também aproveita o ensejo para reconhecer seu respeito e admiração aos profissionais que trabalham com a alfabetização de crianças, jovens e adultos e que nesse momento de pandemia se dedicam para cumprir sua missão.

Para celebrar a data, a entidade deixa um convite para associados, associadas, parceiros e parceiras: que tal iniciar a leitura de um livro hoje e sugerir para mais alguém? Boa leitura!

Rolar para cima